segunda-feira, 4 de outubro de 2010

País deve chegar a 2010 com 140 novos hotéis, que representam investimento total de R$ 3,6 bilhões no setor

SÃO PAULO - O Brasil despertou tarde para o turismo, desenvolveu com atraso a hotelaria, mas é hoje um mercado em franca expansão. Nos últimos dois anos, o setor das grandes redes hoteleiras cresceu 15%, a diária média subiu 8% e a taxa de ocupação nos hotéis progrediu de 48% para 55% - algumas capitais do Nordeste chegaram a conseguir 65% e o Rio, 67%.

Apesar do crescimento, apontado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), ainda falta um longo caminho para a profissionalização do mercado. “A hotelaria está engatinhando e não condiz com o potencial do Brasil”, afirma a coordenadora de Internacionalização do curso de Hotelaria da Anhembi Morumbi, Thais Funcia. “México e Argentina recebem mais turistas do que o Brasil. Nós temos a Amazônia e é a Costa Rica a lembrada pelo ecoturismo”, ressalta.

Segundo Thais, o setor só começou a se desenvolver com a chegada de grandes redes hoteleiras, nos últimos dez anos. Hoje, esses grupos detêm 15% dos empreendimentos - ou 35% do total de quartos disponíveis - e ficam com 60% da receita obtida pelo segmento. E são justamente as redes as responsáveis pelas boas perspectivas de crescimento da hotelaria no País.

COMENTARIO:
É importante que nosso país aumente como descreve a reportagem o número de leitos ofertados, visto que, o país brevemente irá sediar dois importantes eventos do cenário internacional e temos que estar prontos para recepcionar a gama de turistas que serão esperados para essa ocasião. Contudo, outro ponto que é citado na reportagem e é de suma importância: a profissionalização do mercado que deve ser planejada e pensada de modo a acompanhar todo o crescimento e inovação tecnológica desse setor.

2 comentários:

  1. OBS: Profesora, essa postagem é minha, mas o Poste-Tema (Reportagem e Comentário) é da Aluna "Renata Freire" que por problemas técnicos no Blog não pode posta de sua própria conta.

    De fato é notório o atraso do desenvolvimento da hotelaria no brasil, todavia há alguns fatores negativos que contribuiram para isso ao longo do tempo, como a forma de promover ou até mesmo a ausencia de promoção do destino turistico (lugar), a baixa oferta de investimento, créditos e insentivos, a infraetrutura precaria de acesso ao destino turístico entre outros. Contudo agora é preciso aprender com os erros do passado e no momento presente desenvolver o setor hoteleiro e do turismo, corrigindo os erros, pois muito em breve o país receberá eventos de grande porte e de longa duração (Copa 2014, Olimpiadas 2016 e outros) e será sem sombra de dúvidas a oportunidade que o país terá para avançar no desenvolvimento do setor hoteleiro.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma ótima notícia! A copa do mundo de 2014 vai dar visibilidade ao Brasil perante o mundo inteiro, mas pra isso precisamos nos preparar bem para realizá-la e o setor hoteleiro está crescendo cada vez mais, mesmo que esse crescimento seja "mínimo" é na minha opinião um aumento importante porque mostra que os empreendedores e as grandes redes de hotéis estão confiantes e investindo mais no setor. Espero que o setor bancario desenvolva programas de financiamento para os hoteleiros poderem abrir novos empreendimentos e que principalmente os responsáveis pelo turismo no Brasil consigam fazer mais campanhas para promoverem os destinos turísticos, pois são fatores, os quais ajudam bastante na construção de novos leitos.

    ResponderExcluir